Vilões e heróis: o que os alimentos fazem nos seus dentes
Tudo que comemos influencia nos nossos dentes. Alguns alimentos mancham, outros ajudam a clarear, alguns deixam eles mais fortes e outros fazem mal para o esmalte.
São tantas coisas que comemos durante o dia, então como saber o que devemos evitar e o que podemos comer mais para ficar com dentes saudáveis?
A Oralnew preparou uma lista para você. Confira:
Alimentos que fazem bem para os dentes
Esses são os heróis da sua alimentação, acrescente eles na sua dieta e fortaleça os seus dentes diariamente:
Frutas:
Muitas frutas fazem bem para os dentes. O morango, por exemplo, é uma boa pedida para quem quer manter os dentes brancos. Ele tem ácido málico, que ajuda a tirar as manchas, e vitamina C, que combate o acúmulo de placa dentária.
A maçã e a pêra são fibrosas e são quase detergente para os dentes, deixando eles limpos. Além de estimular a produção de saliva, que atua na prevenção de várias doenças, inclusive cárie.
Laticínios:
Boa parte do dente é formada por cálcio (assim como os ossos do nosso corpo). O leite e os produtos derivados são ricos em cálcio e intensificam a remineralização dos dentes, deixando eles mais fortes.
O iogurte, além do cálcio, é rico em proteína, fósforo e ácido láctico, que combatem as bactérias. Os queijos têm tudo isso, e ainda têm uma proteína chamada caseína. Todas essas substâncias juntas ajudam na reparação do esmalte.
Os queijos duros ajudam no clareamento, principalmente porque aumentam muito a produção de saliva, que neutraliza o pH da boca e ajuda a limpar os seus dentes.
Vegetais, raízes, folhas:
Nesse grupo, alguns alimentos fazem muito bem para o dente, como o espinafre. Ele é rico em fibras e faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo de saliva na boca.
O pepino também mexe na produção de saliva, e limpa o dente naturalmente ajudando a se livrar das bactérias. Podemos dizer o mesmo da cenoura.
Castanhas e sementes:
Aqui, destacamos a castanha-do-pará, que é encontrada até nos cremes dentais! A castanha age no dente criando uma barreira de proteção. Quando comemos ela, as bactérias não conseguem atacar nosso dente com tanta força.
Já nas sementes, a linhaça é a vencedora. Ela é rica em ômega 3 e aumenta a resistência do nosso organismo inteiro, diminuindo inflamações e infecções. Na boca, a linhaça ajuda a evitar, principalmente, a gengivite e aftas.
Chás
Na verdade, a maioria dos chás são prejudiciais para os dentes e podem causar manchas. Mas, dentre todos eles, o chá verde é antioxidante. Ou seja, ele impede o aparecimento de cáries e a formação de placas bacterianas.
Um dos vencedores de todos os alimentos é o Salmão. Esse peixe é rico em cálcio e em vitamina D, que deixam os dentes fortes e saudáveis.