Saiba se você sofre de bruxismo
O bruxismo pode ser identificado de duas formas, podendo ser de vigília ou noturno. O de vigília geralmente é manifestado no período de consciência do indivíduo e pode ser mais facilmente percebido, já o noturno acontece de maneira inconsciente e involuntária durante à noite.
Pode parecer nada demais, mas essa desordem funcional acontece afetando negativamente o desempenho do sono da pessoa, o que, consequentemente, reflete na qualidade de vida do paciente.
Vamos contar para você sobre o bruxismo e como ele interfere em sua vida. Confira!
O que é o bruxismo noturno? Como funciona?
É bastante comum que o paciente não saiba que tem bruxismo, principalmente quando ele se manifesta apenas de noite em um estado inconsciente. Este problema é desenvolvido com o tempo e, muitas vezes, está diretamente relacionado ao estado mental da pessoa, já que situações que envolvam muito estresse podem acabar levando a esse transtorno.
O paciente que tem bruxismo tem o hábito de ranger os dentes durante a noite sem que saiba, e como no período de sono o fluxo de saliva e a lubrificação entre os dentes é menor, o atrito causa um som alto, que as pessoas próximas geralmente conseguem escutar.
Meu sono pode ser atrapalhado pelo bruxismo?
O bruxismo causa uma contração muscular excessiva no período adormecido, causando fadiga nos músculos, ou seja, ele prejudica o seu sono por forçar involuntariamente os movimentos.
Geralmente ele ocorre no período em que o sono está mais profundo, mas não na noite inteira. O sono profundo é um momento bem específico do estado inconsciente, onde os olhos se movimentam mais rápido e o cérebro funciona como se a pessoa estivesse acordando, fazendo os músculos se contraírem até que o paciente comece a ranger os dentes.
Quais os sintomas do bruxismo?
Não é fácil identificar os sintomas do bruxismo, principalmente se você é uma pessoa que dorme sozinha e não tem como alguém te informar se você faz barulho a noite com os dentes.
Mas, há sintomas que estão intrínsecos no seu dia a dia que podem ser relacionados ao distúrbio de bruxismo. Como por exemplo:
– Apneia;
– Depressão;
– Raiva;
– Estresse;
– Tensão;
– Ansiedade;
– Má oclusão;
– Insônia.
Bruxismo tem cura?
Alguns pesquisadores afirmam que é possível curá-lo, mas alguns dizem que não, que somente é possível amenizar esse quadro.
De certa forma, é preciso trabalhar e melhorar alguns fatores que podem causar esse problema, visando maior qualidade de vida para pessoa, como a terapia.
Com isso, há pelo menos quatro tratamentos que os especialistas geralmente indicam, como a placa de mordida (placa miorrelaxante), o botox, o laser e o aparelho TENS (Estimulação Elétrica Neural Transcutânea).
Na Oralnew você encontra especialistas que podem te ajudar. Ligue e agende uma consulta.