A Periodontia é a especialidade odontológica que estuda, diagnostica, previne e trata as doenças gengivais e periodontais.
As principais áreas de atuação de um periodontista são: a avaliação diagnóstica e planejamento do tratamento; o controle de causas das doenças gengivais e periodontais; o controle de sequelas e danos das doenças gengivais e periodontais; os procedimentos preventivos e a instalação de implantes e enxertos ósseos.
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.
O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.
26 de setembro de 2018