Gengivite: Saiba como preveni-la
Você sabia que mais de 83% da população brasileira tem ou já teve gengivite pelo menos uma vez na vida?
Apesar de tão comum, cerca de 70% das pessoas não sabem como prevenir a gengivite e acabam sofrendo danos ainda maiores por não saberem a sua gravidade?
O que é?
A gengivite é a inflamação da gengiva causada por toxinas produzidas pelas bactérias presentes na placa bacteriana. A gengivite é a etapa inicial reversível da doença periodontal, caracterizada por vermelhidão e sangramento.
Causas:
A principal causa da Gengivite é o acúmulo de placa bacteriana, uma película transparente e pegajosa, composta por bactérias e restos de alimentos que se forma sobre os dentes devido a uma má higienização oral. Se esta não for removida, a placa bacteriana começa a endurecer e formar o cálculo dental, também conhecido como tártaro dental, que somente pode ser removido pelo cirurgião dentista.
Progressão de doença:
Caso a gengivite não seja tratada adequadamente e a placa bacteriana e o cálculo não forem removidos, a inflamação fica mais intensa e evolui para Periodontite. Neste estágio, a doença atinge os tecidos de sustenção dos dentes, destrói as fibras periodontais que suportam os dentes absorvendo o osso alveolar.
Os sinais e sintomas de Periodontite são: sangramento, sensibilidade, retração da gengiva, mobilidade dental e supuração, podendo causar até a perda do dente.
Como prevenir:
- Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use o fio dental diariamente, removendo a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva. O uso do fio dental antes de dormir é recomendado.
- Complemente a escovação utilizando um enxaguatório bucal com flúor e agentes antibacterianos, para eliminar as bactérias nas áreas onde a escova não alcança.
- Troque sua escova a cada três meses ou sempre que as cerdas perderem sua forma original.
- Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido.
- Faça avaliações regulares com seu dentista. O cuidado preventivo pode aliviar que complicações ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
Gostou do artigo? Leia mais de nossos artigos!