Como o uso da chupeta influencia na vida da criança
O bebê pode sim usar chupeta, em curto prazo, pois caso contrário pode acarretar uma série de problemas, tais como: alteração na mordida, respiração e até mesmo o desenvolvimento da fala.
A mudança na mordida, pode-se dizer que é a consequência mais comum desse uso desenfreado da chupeta, porque pode provocar uma má oclusão dentária, ou seja, em situações normais o arco dentário superior deve ser maior que o inferior, qualquer alteração nessa estrutura pode trazer muitos danos para os dentes, gengivas, articulação e etc..A criança ganha esse utensilio quando ela é muito jovem ,e isso acaba por confundi-la, porque sugar o peito e sugar a chupeta são formas de sucções diferentes, além de surgir cáries na boca da criança.
A respiração da mesma forma é modificada pelo uso desse objeto, a criança passa a ter uma respiração bucal, pois a boca fica semi aberta durante o uso, fazendo com que o ar entre pelo lugar errado, além disso, a respiração bucal causa problemas nutricionais e de crescimento. Para que o indivÍduo consiga se comunicar corretamente é preciso que ela não tenha nenhuma deformidade na boca, acontece que com isso, a criança passa a confundir sons(fonemas).
SOLUÇÃO:
– Interromper o uso da chupeta de 2 aos 3 anos de idade, de forma que consigamos evitar as más formações;
– Cada um tem um tempo diferente, portanto é importante negociar. A criança pode ser levada a ter outro vicio ( chupar o dedo) caso a interrupção seja feita de forma traumática que é tão prejudicial quanto a chupeta.
REFERÊNCIAS:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2019/09/uso-prolongado-da-chupeta-pode-causar-danos-a-saude-das-criancas-ck0i5yj7x035i01tgbzjbo1up.html
https://www.sorrisologia.com.br/noticia/5-consequencias-do-uso-prolongado-de-chupetas-durante-a-infancia_a9464/1
https://soumamae.com.br/consequencias-do-uso-excessivo-de-chupeta/
https://www.colgate.com.br/oral-health/infant-oral-care/will-my-baby-develop-pacifer-teeth-0215